Projectos

O Projecto LIFE Recuperação do Habitat do Lince-ibérico no Sítio Moura/Barrancos resulta de uma parceria da Liga para a Protecção da Natureza (LPN - Programa Lince) com a Fauna & Flora International (FFI) e o Centro de Investigação e Intervenção Social, centro associado do Instituto Universitário de Lisboa (CIS/ISCTE-IUL). Este projecto visa recuperar e conservar o habitat do Lince-ibérico bem como os corredores que ligam as áreas com habitat favorável no Sítio Moura/Barrancos através da implementação de medidas de gestão do habitat a médio/longo prazo e de acções de sensibilização para a conservação do Lince-ibérico e do seu habitat. Este projecto tem uma duração prevista de trinta e nove meses (Outubro 2006 - Dezembro de 2009), sendo co-financiado a 75% pelo Programa LIFE - Natureza da Comissão Europeia.

Space Square Kilometre Array (SKA)

O Square Kilometre Array (SKA) será o maior telescópio do mundo, capaz de captar ondas de rádio e que deve ficar pronto em 2017.

O SKA tem capacidade para revelar o nascimento das primeiras galáxias, detectar colisões entre buracos negros e, graças à sua elevada resolução, pode recolher provas do processo de formação de planetas noutros sistemas solares. A sua potência é tal que lhe permitirá captar o equivalente a um sinal de um transmissor de televisão proveniente de um planeta em órbita de uma estrela próxima do Sol. Esta sensibilidade e resolução tornarão também possível fazer a cartografia das proto-estruturas que deram origem às primeiras estrelas no Universo.

São vários os factores que levaram a jovem equipa de cientistas portugueses, ingleses e holandeses a optar pela Herdade da Contenda: disponibilidade de área, espectro radioeléctrico limpo, custos do desenvolvimento das infra-estruturas bastante atractivos e excelentes condições iono e troposféricas. A região alentejana beneficia ainda de grande período de exposição solar e maior número de meses com elevada temperatura ambiente.

 



Newsletter

VIDEo

IBERLYNX