Notícias

Abutre-preto volta a nidificar no Sul de Portugal

2016-04-21

Dois casais de abutre-preto iniciaram a nidificação na Herdade da Contenda, no concelho de Moura, em ninhos artificiais instalados pelo projecto LIFE “Habitat Lince Abutre”. Este poderá ser o primeiro passo no restabelecimento de um núcleo reprodutor desta ave no Alentejo após várias décadas sem se reproduzir na região.

Estes dois casais reprodutores de abutre-preto foram detectados em resultado da monitorização das plataformas artificiais de nidificação efectuada pela Liga para a Protecção Natureza (LPN) e na sequência do esforço de conservação levado a cabo pelo projecto LIFE “Habitat Lince Abutre”, concluído em Setembro de 2014. A nidificação desta espécie Criticamente em Perigo de extinção, nesta região, foi possível em resultado das medidas implementadas no âmbito deste projecto e da indispensável colaboração da Herdade da Contenda, Empresa Municipal (E. M.), assim como da adequada gestão da área promovida por esta entidade. 

No início de 2012 o projecto LIFE-Natureza “Habitat Lince Abutre” instalou 12 ninhos artificiais para abutre-preto na Herdade da Contenda, de entre um total de 30 instalados nas regiões de Moura, Mourão e Barrancos e do Vale do Guadiana, com vista a melhorar as condições para o estabelecimento e reprodução desta espécie. Esta medida, assim como outras realizadas, enquadra-se no Protocolo de Parceria estabelecido entre este projecto LIFE e a Herdade da Contenda, E. M..

Para além destas medidas, foi também criada uma rede de campos de alimentação para aves necrófagas na área de implementação do projecto, dirigida ao abutre-preto, bem como um conjunto mais vasto de medidas de conservação do lince-ibérico e dos habitats destas duas espécies (incluindo a sensibilização e envolvimento das comunidades locais), num investimento de cerca de 2.250.000 euros ao abrigo do Programa LIFE-Natureza.


Outras Notícias

 



Newsletter

VIDEo

IBERLYNX