Notícias

Jornadas Técnicas e Científicas da Herdade da Contenda

2013-04-03

A primeira edição das Jornadas Técnicas e Científicas da Herdade da Contenda realizam-se nos próximos dias 11 e 12 de abril, em Santo Aleixo da Restauração. O objectivo é reunir investigadores, entidades e actuais e antigos intervenientes naquela propriedade do Município de Moura para conhecer trabalhos realizados e em curso e estudar a memória social sobre o território.

As jornadas, organizadas pela Herdade da Contenda – Empresa Municipal e Câmara Municipal de Moura, inserem-se no objectivo definido para a gestão da propriedade de abertura à comunidade e à investigação científica, com o propósito de recolha de memórias e saberes e constituição de um banco de dados sobre todos os trabalhos produzidos até ao momento.

Para a empresa municipal, a linha orientadora é a realização de um projecto de recolha de memórias de preservação da informação não escrita, sobre o território, as actividades desenvolvidas e as relações sociais e económicas das comunidades, criando as bases para um futuro centro de documentação.

As jornadas começam no dia 11, a partir das 14:00 horas, no Grupo Musical Os Restauradores, com uma sessão de abertura para a qual estão convidados o presidente da Câmara e a presidente do ICNF. Segue-se uma sessão sobre Caça e Conservação da Natureza, onde se fará o balanço das actividades desenvolvidas nas épocas cinegéticas e na melhoria do habitat, em especial para o lince ibérico e o abutre negro. Participam associações de caçadores, a Liga para a Protecção da Natureza, a Associação Inberlinx e Miguel Angel Simón (Junta de Andaluzia), um dos maiores especialistas em lince ibérico.

Para a Câmara de Moura e para a empresa municipal, o principal horizonte são as pessoas e a melhoria das suas condições de vida, na perspectiva de articulação necessária entre ambiente e desenvolvimento. Assim, o dia 11 termina com uma sessão sobre as memórias da Contenda, com intervenções técnicas e a realização de uma tertúlia aberta à população e para a qual serão convidados os três grupos corais de Santo Aleixo da Restauração.

A Herdade da Contenda será o cenário dos trabalhos da manhã do dia 12, com a realização da sessão sobre recursos florestais e silvo pastorícia, estando previstas intervenções de investigadores da Universidade de Évora (UE), do Instituto Superior de Agronomia (ISA), do Instituto Nacional de Investigação Agrária e do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). A manhã termina com visitas de campo.

Nessa tarde, novamente em Os Restauradores, realiza-se mais uma sessão sobre as memórias da Contenda numa perspectiva de investigação, com intervenções de investigadores do ICNF, da UE e  do ISA.

As Jornadas terminam com a realização de uma mesa redonda, para a qual serão convidados os presidentes das câmaras de Moura e Barrancos e dos ayuntamientos de Aroche e Encinasola.

A Universidade de Évora, o Instituto Superior de Agronomia, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Beja, a Liga para a Protecção da Natureza e a Associação Iberlinx, a Escola Profissional de Moura e o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas são as entidades que participam e colaboram na organização das jornadas, enquanto elementos que constituem o Conselho Técnico e Científico da Herdade da Contenda – Empresa Municipal. Este órgão já teve duas reuniões preparatórias e vai realizar na manhã do dia 11 de Abril, pelas 11:00 horas, a primeira reunião formal.

Inscrições nas jornadas através do endereço herdadedacontenda.em@gmail.com


Outras Notícias

 



Newsletter

VIDEo

IBERLYNX