Herdade da Contenda

welcome

A Herdade da Contenda situa-se no extremo ocidental da Serra Morena, na Freguesia de Santo Aleixo da Restauração, concelho de Moura, distrito de Beja. É propriedade do Município de Moura desde 1893, quando da assinatura do Tratado de Madrid, que definiu a fronteira local. Ao longo da Herdade podem ser percorridos 19 Kms de fonteira tendo ao longo dos anos desempenhado um importante papel nas trocas e relações comunitárias com o País vizinho. Sintomática deste fato a existência durante décadas de dois Postos da Guarda Fiscal, o de Vale Malhão e o da Ferrenha, desativados no final do século XX.

A Herdade da Contenda, também conhecida por Contenda de Moura, resulta de uma propriedade inicialmente com uma área superior a 12 mil hectares.

Com uma área de 5 270,5 hectares, a parte portuguesa foi inicialmente explorada em parcelas por rendeiros locais, tendo em 1957, por solicitação da Município, sido entregue a sua gestão aos Serviços Florestais.

Em 2009 é assinado um Protocolo entre a Autoridade Florestal Nacional e o Município de Moura, estabelecendo um período de transição de 3 anos, findo o qual a gestão passa, no inicio de 2012, integralmente para o seu proprietário, o Município.

Zona de Caça Nacional e Perímetro Florestal, a Contenda possui uma flora e fauna riquíssimas.

Considerado como um dos espaços abertos onde existe a maior concentração de veados no país, nela existem ainda espécies cinegéticas de caça maior como o muflão e o javali.

A área da Herdade encontra-se integralmente inserida numa Zona de Proteção Especial e 85% integrada no Sítio da Rede Natura 2000.

Criada para gerir o espaço, a Herdade da Contenda, Empresa Municipal, tem como objetivo promover o desenvolvimento integrado dos recursos e valores naturais da Herdade que passa, entre outros, pela:

- manutenção e desenvolvimento da gestão florestal;

- promoção sustentável dos valores do sitio;

- promoção de atividades de turismo de natureza;

- exploração dos recursos e potencialidades cinegéticas;

- promoção da investigação cientifica;

- manutenção e valorização da biodiversidade;

A intenção é colocar a Contenda ao serviço do desenvolvimento do concelho, na convicção de que o progresso e o bem-estar dependem fortemente e cada vez mais da existência de ecossistemas saudáveis e funcionais.

Acreditamos que a Herdade da Contenda pode constituir-se como um laboratório para demonstrar que a natureza e a economia se interligam, valorizando a conservação e promovendo o crescimento e o desenvolvimento das comunidades.

HERDADE DA CONTENDA, UM ESPAÇO Á SUA ESPERA. VISITE-NOS!

 

 



Newsletter

VIDEo

IBERLYNX